Autismo e Altas habilidades

Autismo e Altas habilidades

As Altas Habilidades no autismo são confusas para muitos especialistas porque entre os dois existem similaridades e diferenças.

DUPLA EXCEPCIONALIDADE:

Quando a criança tem um coeficiente de inteligência superior a 130, altamente funcional, mas encontra dificuldades para expressar sua inteligência. Por exemplo, na execução de tarefas escolares onde os estímulos sensoriais podem atrasar a velocidade do processamento da compreensão verbal, dando a impressão que sabe menos do que realmente sabe.
A criança superdotada sem autismo e a criança autista com altas habilidades têm em comum:
A ótima memória, o senso de justiça aguçado, o perfeccionismo, o hiperfoco, o alto pensamento analítico e a alta cognição.
Em contraponto, as diferenças estão na tríade que define o TEA:

1. Socialização: superdotados sem autismo podem ter excelentes habilidades sociais, pensamento abstrato e teoria da mente bem desenvolvida. Já os autistas com altas habilidades podem não ter as mesmas características sociais.

2. Comunicação: superdotados sem autismo possuem uma excelente capacidade de comunicação, fazendo uso de sua alta habilidade socioemocional; sabem que é importante falar e ouvir. A fala, em geral, é expressiva e eloquente. Fazem uso de metáforas e analogias com facilidade. Autistas com altas habilidades podem ter um alto nível de linguagem gramatical, porém, dificuldade em ouvir o outro; a fala em geral é “pedante”, com alguma entonação atípica. Podem ter dificuldade no uso de metáforas e ironia, precisando de mais tempo para processar as figuras de linguagem, fazendo uso da sua alta cognição.

3. Comportamento: crianças superdotadas sem autismo percebem rapidamente como se comportar, usando linguagem corporal e alta velocidade de pensamento. Autistas com altas habilidades costumam ter apego a rotinas e a terem estereotipias (stims); também podem precisar de mais tempo para expressar, verbalmente, o pensamento.
O diagnóstico correto e a terapia adequada proporcionam um futuro brilhante para uma criança brilhante.
Fátima de Kwant

Descrição da imagem: #PraCegoVer
Card com fundo azul claro com faixa branca centralizada e escrito em azul claro: #valeapenarepostar. Na parte inferior à direita, está a logo do Grupo AutismoS: 4 mãos coloridas: amarela, vermelha, azul clara e azul escura; logo abaixo das mãos, há escrito: autismoS em azul escuro; e na sequência, grupo de apoio educacional.