Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down

(Autismo e Síndrome de Down, Dr. Thiago Gusmão)

Sinal de alerta!

Estou recebendo muitas crianças e adolescentes em meu consultório com Síndrome de Down, onde também estamos diagnosticando o TEA ( Transtorno do Espectro Autista) associado. A Síndrome de Down, também conhecida como trissomia 21, é uma anomalia genética causada pela presença total ou parcial de uma terceira cópia do cromossomo de número 21. Esta associada a atrasos do neurodesenvolvimento como deficiência intelectual ( leve a severa) e também atrasos motores, principalmente cursando com hipotonia ( crianças mais molinhas) desde os primeiros meses de vida, muitas vezes atrasando o início da sustentação da cabeça, do sentar sem apoio, do andar. Também apresenta características faciais muito conhecidas.

No Brasil, estima-se que uma em cada 700 pessoas nasça com a condição e estima-se que entre 18% e 39% de indivíduos com Síndrome de Down estejam dentro do espectro do autismo. Muito comum!! De um modo geral, apesar das dificuldades, em menor ou maior grau da comunicação verbal, nas pessoas com Down, suas habilidades sociais, vínculos afetivos, demonstrações de afeto, reciprocidade do contato social está preservado, e muitas vezes realizando de forma mais funcional.

As pessoas com esse duplo diagnóstico, TEA + S. Down, podem ter um perfil específico e apresentar alguns sintomas como:

- dificuldade de interação social;
- comportamentos motores repetitivos;
- brincar de maneira incomum com brinquedos ou outros objetos;
- comprometimento da linguagem;
- regressão do desenvolvimento;
- resposta sensorial incomum;

O diagnóstico de ambas as condições é importante para que a pessoa tenha um acompanhamento adequado e ganhe mais qualidade de vida.

Dr. Thiago Gusmão
Contato: @drthiagogusmao