A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA IMPEDE A FALA?

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA IMPEDE A FALA?

Por Ana Maria Philipps
Fonoaudióloga

A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA IMPEDE A FALA?
Esse é um mito muito disseminado ainda infelizmente. Dizer que ela vai atrapalhar a aprendizagem da fala ou impedir é mentira. Assim como o uso da CAA como última escolha de tratamento, como se tivesse "esgotado todas as tentativas" também se faz presente nos dias de hoje. Deixar a Comunicação alternativa e aumentativa em últimos casos é deixar de acreditar, é capacitismo, é perder várias oportunidades de aprendizagem e comunicação para trás.

Ainda temos profissionais e familiares que não incentivam e trabalham com comunicação alternativa por medo que sua criança não irá falar, mas a verdade é que quando iniciamos o uso acontece ao contrário. Percebemos que as crianças entendem a função da comunicação, ampliam repertório de vocabulário e principalmente ganham o poder da autonomia e independência comunicativa.
Não existe só uma forma de comunicar, precisamos lembrar disso, se você está lendo essa mensagem é porque está se comunicando comigo e eu nem estou falando com você entende? Então, porque não acreditar no podem da comunicação?

Temos adolescentes deprimidos por não se comunicarem, temos crianças que desorganizam e entram em crise por não conseguirem se comunicar e expressar-se, até quando isso?
Me dói imaginar que pessoas ao redor desse mundo não tem oportunidades de escolha e acesso.
Lembrem-se sempre, COMUNICAR É UM DIREITO!
Precisamos levar informação.
Isso é INCLUSÃO.