Quem Somos

Quem somos

Somos um instituto formado por voluntárias independentes, com o objetivo de realizar e promover projetos relacionados à formação, sensibilização e conscientização do TEA de forma participativa e educacional.

Nossa trajetória

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) virou protagonista na história de várias das nossas famílias. E desde 2005, transformou-as em todos os sentidos, desde as primeiras consultas até o diagnóstico. Aprendemos verdades, mas ouvimos muitos mitos. Conhecemos profissionais instruídos, mas muitos inexperientes. Encontramos esperança, mas também muito desespero.

Essa caminhada nos fez perceber que precisávamos ir atrás de conhecimento e de pessoas que abraçassem a nossa causa para juntos derrubarmos os mitos sobre o TEA e defendermos a educação escolar ampla, afetiva e inclusiva a que todos os autistas têm direito.

Quando entendemos “autismoS” no plural, levamos em conta a diversidade do TEA e, ao mesmo tempo, defendemos que cada autista é único. Queremos dar destaque à individualidade do autista, para que ele seja visto como um sujeito sociocultural, criador e protagonista de sua própria história. Ou seja, a nossa proposta é acolher o autista por aquilo que ele é e não por aquilo que ele será.

Missão

Levar informação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de formações continuadas e gratuitas, aos profissionais da área da educação, para ajudar com o dia a dia escolar de crianças e adolescentes autistas.

Visão

Ser referência nacional de inclusão educacional de crianças e adolescentes autistas.

Valores

Acreditamos nas potencialidades das crianças e dos adolescentes autistas. Somos filantrópicos. Trabalhamos com ética e respeito. Defendemos a educação como ferramenta de transformação social e entendemos o professor como seu agente.

Organização

Esses são os rostos por trás do AutismoS, que se empenham diariamente para manter os nossos projetos acontecendo.

Tem alguma dúvida?

Confira algumas das perguntas mais frequentes sobre o TEA e o Instituto AutismoS.